sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

2° dia das apresentações do livro "Pedagogia da Autonomia"

Continuação das apresentações do livro.
03/11/2014(segunda-feira).

Passamos pouco mais de um mês sem aulas do componente curricular universidade e sociedade. Assim que voltamos houve a continuação das apresentações do livro “Pedagogia da Autonomia”. Nesse dia as apresentações serão feitas pelos grupos 3 e 4 e fará referência ao capítulo 2, “Ensinar não é transferir conhecimento”. O grupo 3 é formado por: Danilo de Jesus Lacerda, Joel Mota brito, Renilda Macêdo Pereira, Thiago
Souza Brandão, Thaís Livramento dos Santos e Vanderléia Lira de Oliveira. O grupo iniciou as apresentações visivelmente inseguro, notei isso pelo fato de muitas vezes entrarem em contradição com seus próprios diálogos e em alguns momentos falavam ao mesmo tempo dois ou mais representantes do grupo. No entanto, com o decorrer do tempo foram ganhando segurança e levantaram bons pontos que geraram diversas discussões em sala. Em geral foi uma apresentação interessante e com boas colocações do grupo.

Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. (Freire, P).


Gosto de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais, econômicas, sociais e políticas, culturais e Ideológicas em que nos achamos geram quase sempre barreias de difícil superação para o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também que os obstáculos não se eternizam. (Freire, p).

Em seguida foi a apresentação do grupo 4, que era formado por: Camila Luíza Lima de Oliveira, Mattia Giordano Visigalli e Renildo neres Cerqueira, no entanto relido não compareceu ao dia da apresentação, por esse motivo apenas Camila e Mattia fizeram a apresentação. A pesar do pouco número de componentes em relação a todos aos outros grupos eles fizeram uma ótima apresentação, se mostraram seguros a todo momento e ressaltaram pontos importantíssimos para um bom debate com o restante da sala. Em geral foi uma a presentação calara e objetiva, com bons pontos de discussão.

Ensinar não é transferir conhecimento
2.1–Ensinar exige consciência do inacabado.
2.2-Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado.
2.3–Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando.
2.4–Ensinar exige bom senso.
2.5–Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
2.6–Ensinar exige apreensão da realidade.
2.7–Ensinar exige alegria e esperança.
2.8-Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.
2.9–Ensinar exige curiosidade.

Por fim, todas as duas apresentações foram muito importantes para toda turma, aprendemos bastante tanto com os grupos, quanto com o professor Ronie e com todos os nossos colegas de classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário