Continuação
das apresentações do livro.
03/11/2014(segunda-feira).
Passamos
pouco mais de um mês sem aulas do componente curricular universidade
e sociedade. Assim que voltamos houve a continuação das
apresentações do livro “Pedagogia da Autonomia”. Nesse dia as
apresentações serão feitas pelos grupos 3 e 4 e fará referência
ao capítulo 2,
“Ensinar não é transferir conhecimento”.
O grupo 3 é formado por: Danilo de Jesus Lacerda, Joel Mota brito,
Renilda Macêdo Pereira, Thiago
Souza
Brandão, Thaís Livramento dos Santos e Vanderléia Lira de
Oliveira. O grupo iniciou
as apresentações visivelmente inseguro, notei isso pelo fato de
muitas vezes entrarem em contradição com seus próprios diálogos e
em alguns momentos falavam ao mesmo tempo dois ou mais representantes
do grupo. No entanto, com o decorrer do tempo foram ganhando
segurança e levantaram bons pontos que geraram diversas discussões
em sala. Em geral foi uma apresentação interessante e com boas
colocações do grupo.
Saber
que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as
possibilidades
para a sua própria produção ou a sua construção. (Freire, P).
Gosto
de ser gente porque, mesmo sabendo que as condições materiais,
econômicas, sociais e políticas, culturais e Ideológicas em que
nos achamos geram quase sempre barreias de difícil superação para
o cumprimento de nossa tarefa histórica de mudar o mundo, sei também
que os obstáculos não se eternizam. (Freire, p).
Em
seguida foi a apresentação do grupo 4, que era formado por: Camila
Luíza Lima de Oliveira, Mattia Giordano Visigalli e Renildo neres
Cerqueira, no entanto relido não compareceu ao dia da apresentação,
por esse motivo apenas Camila e Mattia fizeram a apresentação. A
pesar do pouco número de componentes em relação a todos aos outros
grupos eles fizeram uma ótima apresentação, se mostraram seguros a
todo momento e ressaltaram pontos importantíssimos para um bom
debate com o restante da sala. Em geral foi uma a presentação
calara e objetiva, com bons pontos de discussão.
–
Ensinar
não é transferir conhecimento
2.1–Ensinar
exige consciência do inacabado.
2.2-Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado.
2.2-Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado.
2.3–Ensinar
exige respeito à autonomia do ser do educando.
2.4–Ensinar exige bom senso.
2.5–Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
2.6–Ensinar exige apreensão da realidade.
2.7–Ensinar exige alegria e esperança.
2.8-Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.
2.4–Ensinar exige bom senso.
2.5–Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores.
2.6–Ensinar exige apreensão da realidade.
2.7–Ensinar exige alegria e esperança.
2.8-Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.
2.9–Ensinar
exige curiosidade.
Por
fim, todas as duas apresentações foram muito importantes para toda
turma, aprendemos bastante tanto com os grupos, quanto com o
professor Ronie e com todos os nossos colegas de classe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário