quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

1° Aula do quadrimestre

1.0 aula de apresentação.
16/09/2014(terça-feira).
A partir dessa data venho dar início as anotações que fiz sobre conteúdos produzidos em sala de aula da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, Cuni-Santa Cruz Cabrália, no componente curricular Universidade e Sociedade.
Como em todo início de aula, assim como nos ensinos fundamental e médio, a curiosidade de algo novo que estava surgindo na vida de todos presentes em sala de aula era visível em cada um de nós estudantes. Todos estávamos encantando com a possibilidade de estudar em uma Universidade Federal, encantados com a possibilidade de adquirir conhecimento com professores conceituados e com a possibilidade de a partir daquele momento pudesse surgir algo que pudesse trazer mudanças as nossas vidas.
Como em todo início de ano letivo, a aula se deu início com apresentações de estudantes e professor, era o momento no qual poderíamos conhecer um pouco da vida, experiência e cultura de todos e todas que ali estavam, uma chance de podermos conhecer um pouco das dificuldades que todos tiveram para estar naquela sala junto com todos nós. Um sentimento que certamente pairava no ar naquele momento era a sensação de orgulho que todos sentíamos naquele instante, diante de todas as dificuldades, de tantos problemas, erros e acertos da vida finalmente estávamos engessados em uma universidade, alguns já aviam passados por essa sensação, mas para a grande maioria de nós aquele era o primeiro passo, a primeira etapa da realização de um sonho, do prazer de uma conquista. A tão sonhada vaga em uma universidade federal.
O professor fez uma série de perguntas aos estudantes, as perguntas eram as
mesmas a todos. Perguntas como. Qual o seu nome? Cidade onde mora? Qual o motivo por qual estava na universidade? Quais as expectativas em relação a universidade? E se tínhamos acesso à internet?
As histórias de vidas que foram surgindo a partir dessas perguntas levaram todos a conhecer parte do “mundo” dos colegas, pessoas que moravam perto, pessoas que moravam longe do cuni. Gente que alimentavam sonhos no qual a universidade era um dos principais combustíveis para realizá-los. Amizades foram se formando, afinidades foram surgindo. Um momento de aprendizagem e ao mesmo tempo de descontração e o respeito pela história de vida do outro tornou-se fundamental naquele momento. Por fim, o professor Ronie nos falou um pouco sobre sua vida, suas experiências profissionais em outros lugares onde morou e em alguns lugares onde lecionou. Nos falou sobre suas formações universitárias e sobre oque esperava da nova universidade e nos deixou claros da importância de todos nesses primeiros passos dessa instituição.
Ainda cheios de dúvidas sobre o novo modelo da universidade que estávamos iniciando, a aula se deu continuidade com perguntas ao professor Ronie A.T. Silveira, sobre o tão falado modelo inovador de ensino e oque podíamos esperar de todo o corpo docente e administrativo da universidade. O professor nos disse sob o método que estava sendo usado pela universidade e nos mostrou que esse poderá ser um modelo no qual podíamos ter confiança nessa nova forma de ensino. Nos falou também sob as formas de avaliação que seriam usados pela universidade e nos mostrou como seria a forma que seriamos avaliados no componente curricular universidade e sociedade. Nos deixou claro da importância do diário de bordo e nos explicou como deveria ser feito.
Antes do término da aula o professor passou duas perguntas para ser respondidas e entregues na aula seguinte deste componente curricular. Essas perguntas deveriam ser respondidas em formato de texto produzido individualmente por nós estudantes. A princípio perguntas simples, mas que gerou sensação na qual nunca havíamos pensado sobre oque ali estava sendo perguntado.
As perguntas foram:
1°- oque é uma universidade para você?
2°- quais são suas expectativas na UFSB?

Somente a primeira aula deste componente e a gama de informações na qual adquiri naquele momento estava sendo de fundamental importância, certamente aquele

era o instante em que todos aprendemos a respeitar a luta dos outros estudantes não somente para estar na universidade mais também p chegar até ela. Colegas que viam de mais de 50 km de distância e ainda assim não desanimavam, inspirações como essa me trouxe motivação e mais força de vontade para lutar pelo meu sonho.
Neste dia tirei como aprendizado o respeito e o poder de nunca desisti de alguns estudantes, todos que ali estavam buscavam um sonho e o primeiro passo estava sendo dado.

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