1.0
aula de apresentação.
16/09/2014(terça-feira).
A
partir dessa data venho dar início as anotações que fiz sobre
conteúdos produzidos em sala de aula da Universidade Federal do Sul
da Bahia-UFSB, Cuni-Santa Cruz Cabrália, no componente curricular
Universidade e Sociedade.
Como
em todo início de aula, assim como nos ensinos fundamental e médio,
a curiosidade de algo novo que estava surgindo na vida de todos
presentes em sala de aula era visível em cada um de nós estudantes.
Todos estávamos encantando com a possibilidade de estudar em uma
Universidade Federal, encantados com a possibilidade de adquirir
conhecimento com professores conceituados e com a possibilidade de a
partir daquele momento pudesse surgir algo que pudesse trazer
mudanças as nossas vidas.
Como
em todo início de ano letivo, a aula se deu início com
apresentações de estudantes e professor, era o momento no qual
poderíamos conhecer um pouco da vida, experiência e cultura de
todos e todas que ali estavam, uma chance de podermos conhecer um
pouco das dificuldades que todos tiveram para estar naquela sala
junto com todos nós. Um sentimento que certamente pairava no ar
naquele momento era a sensação de orgulho que todos sentíamos
naquele instante, diante de todas as dificuldades, de tantos
problemas, erros e acertos da vida finalmente estávamos engessados
em uma universidade, alguns já aviam passados por essa sensação,
mas para a grande maioria de nós aquele era o primeiro passo, a
primeira etapa da realização de um sonho, do prazer de uma
conquista. A tão sonhada vaga em uma universidade federal.
O
professor fez uma série de perguntas aos estudantes, as perguntas
eram as
mesmas
a todos. Perguntas como. Qual o seu nome? Cidade onde mora? Qual o
motivo por qual estava na universidade? Quais as expectativas em
relação a universidade? E se tínhamos acesso à internet?
As
histórias de vidas que foram surgindo a partir dessas perguntas
levaram todos a conhecer parte do “mundo” dos colegas, pessoas
que moravam perto, pessoas que moravam longe do cuni. Gente que
alimentavam sonhos no qual a universidade era um dos principais
combustíveis para realizá-los. Amizades foram se formando,
afinidades foram surgindo. Um momento de aprendizagem e ao mesmo
tempo de descontração e o respeito pela história de vida do outro
tornou-se fundamental naquele momento. Por fim, o professor
Ronie nos falou um pouco sobre sua vida, suas experiências
profissionais em outros lugares onde morou e em alguns lugares onde
lecionou. Nos falou sobre suas formações universitárias e sobre
oque esperava da nova universidade e nos deixou claros da importância
de todos nesses primeiros passos dessa instituição.
Ainda
cheios de dúvidas sobre o novo modelo da universidade que estávamos
iniciando, a aula se deu continuidade com perguntas ao professor
Ronie A.T. Silveira, sobre o tão falado modelo inovador de ensino e
oque podíamos esperar de todo o corpo docente e administrativo da
universidade. O professor nos disse sob o método que estava sendo
usado pela universidade e nos mostrou que esse poderá ser um modelo
no qual podíamos ter confiança nessa nova forma de ensino. Nos
falou também sob as formas de avaliação que seriam usados pela
universidade e nos mostrou como seria a forma que seriamos avaliados
no componente curricular universidade e sociedade. Nos deixou claro
da importância do diário de bordo e nos explicou como deveria ser
feito.
Antes
do término da aula o professor passou duas perguntas para ser
respondidas e entregues na aula seguinte deste componente curricular.
Essas perguntas deveriam ser respondidas em formato de texto
produzido individualmente por nós estudantes. A princípio perguntas
simples, mas que gerou sensação na qual nunca havíamos pensado
sobre oque ali estava sendo perguntado.
As
perguntas foram:
1°-
oque é uma universidade para você?
2°-
quais são suas expectativas na UFSB?
Somente
a primeira aula deste componente e a gama de informações na qual
adquiri naquele momento estava sendo de fundamental importância,
certamente aquele
era
o instante em que todos aprendemos a respeitar a luta dos outros
estudantes não somente para estar na universidade mais também p
chegar até ela. Colegas que viam de mais de 50 km de distância e
ainda assim não desanimavam, inspirações como essa me trouxe
motivação e mais força de vontade para lutar pelo meu sonho.
Neste
dia tirei como aprendizado o respeito e o poder de nunca desisti de
alguns estudantes, todos que ali estavam buscavam um sonho e o
primeiro passo estava sendo dado.
Good job.
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